COMPULSÃO POR ENGORDAR

Redação | 04:00 Deixe seu comentário
Título estranho, não? A intenção é essa mesmo: chamar a atenção para algumas pessoas, principalmente mulheres, que têm excesso de peso e compulsão alimentar.

O tratamento, que caminha muito bem, é abandonado repentinamente. Quando elas voltam -- semanas, meses e anos depois -- com a nítida reaquisição dos quilos extras, pergunto por que deixaram de seguir as orientações do médico. A resposta é variada, mas a explicação para mim é óbvia: algo dentro delas, um sabotador interno, as faz desistir de um recurso terapêutico que só lhes fazia bem. 

Confesso que, por mais que estude o assunto, ainda não tenho uma explanação razoável para o fenômeno, que chamo de compulsão por engordar. O que faz um indivíduo que está realizando o seu desejo de emagrecer, que não quer ser guiado só pelas emoções à mesa, voltar a comer loucamente e ficar cada vez mais gordo? A resposta não é simples, mas saber que isso acontece pode prevenir recaídas.
 
Alfredo Halpern
A partir da Revista Saúde (n. 340, 08/2011)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!