DIETA VEGETARIANA

Redação | 08:00 Deixe seu comentário
O que é essa dieta? Há vários tipos de vegetarianismo: desde a dieta ovolactovegetariana (consome ovos e laticínios), até a vegana (proíbe a ingestão de carne branca, mel e gelatina) Em todas elas, o consumo de carne vermelha é proibido. “Quanto mais restritiva uma dieta, mais difícil será alcançar as recomendações nutricionais necessárias. 

Quando se restringe um dos elementos da natureza, terá um menor ou maior agravo à saúde”, alerta o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para suprir a falta da proteína, vegetarianos consomem mais carboidratos, o que pode causar diabete e obesidade.

Como ela funciona? Por ser uma dieta pouco calórica, os vegetarianos tendem a ser magros e saudáveis e a desenvolver, menos doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. Ao privilegiar o consumo de alimentos integrais, frutas e verduras, consomem uma alimentação com baixa quantidade de gordura saturada e colesterol, e alta quantidade de substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C, E e K. 

Por que evitá-la? Segundo a nutricionista Adriane Saliba Orro, da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), “o consumo restrito de proteínas sem adotação de uma dieta equilibrada pode trazer prejuízos , como deficiência de vitaminas do complexo B, alguns minerais (ferro, cobre, manganês e zinco)”. Para suprir a falta da proteína, vegetarianos consomem mais carboidratos, o que pode causar diabete e obesidade. “Sem reeducação alimentar, o peso é recuperado facilmente”, avisa Adriane.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!